É muito importante você montar sua lista de convidados com muito cuidado. É exatamente desta forma que aparecerá no seu convite e você não vai querer causar uma má impressão para seu convidado logo de cara.
Primeiro você deve definir a formalidade, se você vai fazer um casamento suntuoso, à noite, vai fazer um convite com papel importado, não vai dar para escrever: “Tio Zé e família”, a forma de colocar o nome tem que acompanhar a formalidade do evento.
Outro fator que define a formalidade é o relacionamento que vocês têm com o convidado, se é seu amigo de infância talvez você possa tratá-lo pelo primeiro nome, mas se for seu chefe, aí já pode ser necessário um tratamento mais formal.
Definida essa parte, vem a formalização da lista.
1) Digite a lista no computador, são pouquíssimos os calígrafos que aceitam a lista manuscrita, por melhor que seja a sua letra.
2) Escolha uma letra simples e clara, este não é o momento para criatividade. Às vezes, na escolha de uma letra bonitinha para montar a lista, pode-se gerar confusão na leitura, algumas letras, por exemplo, tem o “l” minúsculo e o “I” maiúsculo iguais, e se estiverem juntos poderão gerar dúvidas. Nós aqui usamos muito a letra Courrier New, é uma letra clássica, bem espaçada e que deixa muito bem definido o nome.
3) Coloque o nome exatamente como quer no convite, com os tratamentos (se for usá-los), o nome do convidado e o(os) acompanhante(s), veja algumas sugestões:
- Sr. Emerson Carvalho e Sra.
- Dr. Julio César Martins e família
- Ricardo e família
- Tio Armando e esposa
4) Se forem colocar cartões, indique ao lado, porque assim o calígrafo saberá quantos cartões deverá colocar em cada convite, por exemplo:
- Sr. Emerson Carvalho e Sra. (2)
5) No caso de cartões de lista, quando nem todos os convidados terão o cartão, deve-se indicar em quais colocar e em quais não colocar:
- Sr. Emerson Carvalho e Sra. (2) (com lista)
- Dr. Julio César Martins e família (4) (sem lista)
6) O mesmo aplica-se a cartões de confirmação de presença.
7) Às vezes recebemos listas com comentários ao lado, por exemplo “Sr. Emerson Carvalho e Sra. (Alemão)”, se for um comentário para que você saiba que é, faça uma lista em separado, não se surpreenda se o calígrafo escrever suas observações também.
8) Para facilitar a sua vida, faça uma segunda lista, com os telefones e endereços dos seus convidados, assim você conseguirá se organizar na hora de distribuir os convites. Essa lista será útil na hora de escrever seus cartões de agradecimento. Dependendo da forma como você montar a lista, poderá até deixar um campo para ir anotando os presentes recebidos de cada convidado.
9) Ah! E se você é um amante do Excel, cuidado com divisões da lista em planilhas, às vezes que recebe não nota que os nomes estão divididos em planilhas e faz apenas os nomes que estão na planilha aberta. Prefira, fazer um único documento de texto com os nomes como devem ser caligrafados, assim não tem erro.
Bom, é isso, boa sorte!
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