terça-feira, 3 de novembro de 2009

Quanto tempo antes devo encomendar meus convites?


Atendendo à solicitação de uma de nossas seguidoras, vamos falar sobre quanto tempo antes você deve encomendar seus convites.

Primeiro, você terá que fazer orçamentos e pedir amostras, então faça isso com bastante antecedência, uns 6 meses antes da data do casamento.

Quatro meses antes, selecione aqueles lugares que você mais gostou, retorne lá, seja na loja ou pela internet e confirme o orçamento. Peça para que incluam todos os detalhes do que você vai precisar: tipo de papel, impressão, monograma, prazo de entrega e o prazo de validade do orçamento. Além dos convites, você poderá precisar de cartões de festa ou de lembrança, tags para estacionamento, cardápios, etc. Peça para incluam tudo isso no orçamento, só assim você poderá fazer uma boa comparação entre os locais selecionados.

Por volta desta época, procure também por calígrafos. Veja quantos dias eles pedem para subscritar seus convites. Não deixe de perguntar quantos convites eles pedem para possíveis perdas.

Três meses antes é o prazo limite para encomendar seus convites, isto porque a maioria das gráficas leva de 20 a 30 dias para entregar seus convites. Lembre-se que você terá que aprovar a arte dos convites e cartões e isso pode demorar de dois a dez dias, dependendo da sua disponibilidade e a do seu noivo. Os calígrafos geralmente pedem uns 10 dias para subscritar.


Aém disso, você ainda terá que distribuir todos os convites. Todos têm que receber o convite até um mês antes do casamento, esse é um prazo bom para que o convidado se organize com a roupa, a compra do presente e até para evitar que a pessoa já tenha outro compromisso marcado.

Ou seja, com base nessas contas você terá cerca de um mês para distribuir todos os convites. Dependendo da cidade onde você mora, esse é um prazo muito longo, mas em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, esse prazo é bem justo.

Mesmo assim, irão surgir pessoas para enviar convites depois desse prazo, não se desespere, ainda dá tempo, mas que seja o menor número possível de convidados.

Estes prazos são para casamento, já para festas de debutantes ou bodas, pode-se deixar para entregar até 15 dias antes do evento, mas os prazos acima são mais seguros.

Se você vai enviar convites para o exterior ou até para outros estados, você deverá antecipar em um mês todo o processo. Em alguns casos os convites são enviados apenas para informar sobre o casamento. Mas, se esses convidados realmente virão até o Brasil ou até a sua cidade, é interessante enviar com mais antecedência os convites.

Uma outra, opção é enviar uma correspondência de “reserva de data” com bastante antecedência, mais ou menos na data em que estiverem definidos a igreja e o buffet. Esse tipo de cartão, que não é muito comum aqui, é muito usado em outros países e informa que aquela data está reservada para seu casamento. Assim a pessoa tem mais tempo para preparar a viagem, para correr atrás de reservas de hotel e passagem e, até mesmo, negociar com o chefe umas férias do trabalho para poder vir para cá. Esses cartões são enviados pelo correio.

De qualquer forma, estas datas são sugestão de prazos, já que cada caso é um caso. Você precisará de mais tempo, se fizer questão de entregar pessoalmente todos os convites, se for casar em véspera de feriado (para que as pessoas não resolvam viajar nesse dia) ou próximo das festas de final de ano, e até se o casamento for para uma quantidade muito grande de convidados, acima de 200 convites, etc.

Já, se o seu casamento for íntimo e todos já souberem com antecedência, às vezes esse prazo todo é um exagero e pode ser reduzido.

De qualquer forma, antecipar as tarefas do casamento é sempre uma ótima forma de gerar menos estresse, já que, conforme a data se aproxima, mais e mais coisas vão surgindo para você fazer e se você estiver adiantada, tudo ocorrerá mais tranquilamente

Espero ter passado todas as informações, estou à disposição esclarecer dúvidas.
Art Invitte Convites - www.artinvitte.com.br
Convites para casamento - Convites para 15 anos - Convites para bodas

2 comentários:

  1. O prazo de entrega da Art Invitte Convites é de 20 dias corridos a contar da aprovação das artes, assinatura do contrato e do pagamento do sinal. Se for fazer tags no lugar das caligrafias, o prazo se mantém, desde que você entrega a lista junto com o fechamento do pedido.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!
    Sempre muito útil se organizar ... e adiantar o que é possível é sempre bom ...

    ResponderExcluir