quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Impressão em Relevo Americano

Achamos que seria muito bom que nossas(os) bloggeiras(os) entendessem um pouco dos processos gráficos para que pudessem realmente entender cada item que envolve a compra dos seus convites.
.
Pensamos em começar pela impressão mais comum em convites de casamento que é o Relevo Americano.
.
O relevo americano é o sucessor do relevo francês que ainda hoje se faz, mas que custa uma fortuna. O relevo francês requer clichê e é feito em máquinas antigas de impressão, eles marcam com pressão o papel, tanto assim que se você virar o papel verá todo o texto marcado atrás. A tinta é aplicada no clichê e é tranferida para o papel durante e impressão.
.
O que reduz o preço do relevo americano é que ele é feito em máquinas de offset que são muito mais comuns e econômicas. Em lugar de clichês são usadas chapas, o que torna o processo mais barato.
.
Depois de impresso, tanto no relevo americano quanto no francês, é aplicado um pó (que parece uma gelatina incolor) no papel. Esse pó adere às partes úmidas da impressão. O papel então é passado em uma estufa e esse pozinho se expande e fica brilhante.
.
O que dá a cor ao relevo americano é a própria tinta, já que o pó é incolor, existem alguns pós que tem acabamento metálicos, fazendo prata e dourado, mas são bem mais caros.
.
Quanto ao pó, trabalhamos com duas granulações, uma mais grossa para letras mais grossas e áreas maiores de impressão e outro mais fininho que é mais adequado para aquelas letras delicadas com partes mais finas.
.
Para áreas grandes de impressão, preferimos trabalhar com impressão em epóxi, porque ainda que usemos o pó mais grosso no relevo americano, ele não derrete por igual e deixa "furinhos" na impressão. O epóxi proporciona impressão mais lisa, mais prá frente falaremos desse tipo de impressão.
.
Todo o pó usado na Art Invitte Convites é importado, já que o nacional não proporciona uma qualidade aceitável.
.
Art Invitte Convites - www.artinvitte.com.br
Convites para casamento - Convites para Debutantes - Convites para Bodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário